A PINTURA EM SALA DE AULA
Ao
trabalhar o tema “Arte do início do século XIX no Brasil” com os alunos do 8º
Ano da minha escola um questionamento surgiu entre eles: “Os artistas ainda
utilizam regras acadêmicas em seus trabalhos?”. Para responder a essa questão
decidimos visitar o ateliê de uma artista plástica da localidade, a senhora
Diva Adames.
Para que a visita tivesse um bom resultado, os alunos pesquisaram os
principais movimentos artísticos do início do século XIX, apreciaram várias
imagens de seus principais representantes e iniciaram várias discussões sobre
as diferenças e semelhanças entre esses movimentos.
Pautados pela teoria, passaram para a segunda etapa do trabalho, que
consistiu na elaboração de questões que serviriam para a realização de uma
entrevista com a artista. Esse momento, em particular, foi muito importante,
pois puderam refletir sobre postos-chave da discussão, por exemplo: predomínio
da cor ou desenho, temas utilizados, influências de outros artistas na
produção, visão realista ou romântica, entre outros.
No dia marcado,
munidos de máquinas fotográficas, celulares e muita disposição, rumamos ao
ateliê, local onde fomos muito bem recebidos e após a apreciação das obras da
artista passamos à entrevista à qual, em sala de aula, serviu para uma nova
discussão sobre a adequação ou não da artista às normas acadêmicas.
Os alunos chegaram à conclusão de
que a arte é atemporal, que as várias tendências observadas em vários momentos
históricos podem ser revistas em outros tão distantes no tempo e que hoje,
mesmo convivendo com a arte contemporânea, ainda temos artistas que expressam seus sentimentos e emoções de uma
forma mais realista, preservando o desenho, o equilíbrio, o uso harmônico da
cor, como é o caso da artista que visitaram.
Também chegaram à conclusão através das observações realizadas que a
artista talvez se enquadre num estilo próximo ao Romantismo, uma vez que
utiliza como temática a paisagem, florais e natureza-morta, mas não de um modo
extremamente realista, mas uma visão idealizada e romântica, mas que isso são
somente aspectos e que a mesma apresenta influências de muitos outros artistas
pertencentes a outros movimentos.
ALUNOS NO ATELIÊ |
Este trabalho rendeu, além das discussões, uma
ótima produção de pinturas com a temática observada pelos alunos. A proposta
foi: “Que tal realizarmos nossas próprias pinturas?”.
A partir dessa proposta, os alunos realizaram
diversas pinturas utilizando os materiais disponíveis na escola, ou seja, na
falta de telas e tintas à óleo, os alunos utilizaram tintas guache e de tecido,
além de substituirmos a tela convencional por telas de papelão, até mesmo
tintas de terra foram elaboradas para esse trabalho, demonstrando que é possível
realizar trabalhos de qualidade a partir de materiais bem acessíveis.
Os alunos gostaram muito da experiência e
perceberam que além do trabalho criativo do artista é necessário que ele
aprenda a “ver”, pois a necessidade da observação é fundamental para a formação
do artista.
TRABALHOS À BASE DE TINTAS DE TERRA
|
TINTA DE TECIDO SOBRE PALELÃO |
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