domingo, 16 de novembro de 2014

Halloween em nossa escola

HALLOWEEN EM NOSSA ESCOLA


"A Data de 31 de Outubro é mundialmente conhecida como "O dia das Bruxas ou Halloween", que é uma festa típica que acontece nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos.
Mas de onde surgiu esse misterioso e sinistro costume?"

A origem do Halloween traz às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcas das diferenças em relação às atuais abóboras ou da muito famosa frase"doces ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o Halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão").
A celebração do Halloween tem duas origens que no transcurso da História foram se misturando:

Origem pagã

A origem pagã do "dia das bruxas" tem haver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos e à deusa YuuByeol (símbolo antigo da perfeição celta). A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 A.C.) acabou mesclando a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou minguando com o tempo. Em fins do século II, com a evangelização desses territórios, a religião dos Celtas, chamada druidismo, já tinha desaparecido na maioria das comunidades. Pouco sabemos sobre a religião dos druidas, pois não se escreveu nada sobre ela: tudo era transmitido oralmente de geração para geração. Sabe-se que as festividades do Samhan eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de outono e o solstício de inverno, no hemisfério norte). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davam ao ano novo celta. A "festa dos mortos" era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para os cristãos seriam "o céu e a terra" (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. As festas eram presididas pelos sacerdotes druidas, que atuavam como "médiuns" entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.

Origem católica


Desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar "Todos os Mártires". Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV († 615) transformou um templo romano dedicado a todos os deuses (Panteão) num templo cristão e o dedicou a "Todos os Santos", a todos os que nos precederam na fé. A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III († 741) mudou a data para 1 de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e "All Hallow Een" até chegar à palavra atual "Halloween".



Atualmente


Se analisarmos o modo como o Halloween é celebrado hoje, veremos que pouco tem a ver com as suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com um carácter completamente distinto do que tinha ao princípio. Além disso foi sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de elementos estranhos tanto à festa de Finados como à de Todos os Santos.

Nossa escola misturou essa festa de tradição cultural americana e de países de língua inglesa com as nossas tradições culturais através do estudo sobre os nossos personagens míticos, com ênfase no Saci-Pererê, uma vez que seu dia é comemorado no mesmo que o Halloween, como forma de resgate e preservação da cultura nacional. Nossos alunos leram contos e lendas do nosso folclore, tanto o nacional, como o de nosso Estado, elaboraram um varal com desenhos, contos e lendas, apreciaram a um espetáculo de danças folclóricas, mas isso já é uma outra história..., enfim, foi um trabalho muito bonito, que rendeu muita arte e grande aprendizado. Confiram as fotos:


























































Em toda festa de Halloween, sempre encontramos abóboras na decoração, isso porque um dos personagens mais famosos dessa festa é o Jack da lanterna.
Encontrei uma lenda desse personagem que diz assim:

 Um homem chamado Jack, um alcoólatra grosseiro, em um dia 31 de Outubro bebeu excessivamente e o diabo veio levar sua alma. Desesperado, Jack implora por mais um copo de bebida e o diabo concede.
Jack estava sem dinheiro para o último trago e pede ao Diabo que se transformasse em uma moeda. O Diabo concorda.
Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz.
Desesperado, o Diabo implora para sair e Jack propõe um trato: libertá-lo em troca de ficar na Terra por mais um ano inteiro.
Sem opção, o Diabo concorda.
Feliz com a oportunidade, Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem a esposa e os filhos, vai à igreja e faz até caridade.
Mas a mudança não dura muito tempo, não.
No próximo ano, na noite de 31 de outubro, Jack está indo para casa quando o Diabo aparece. Jack, esperto como sempre, convence o diabo a pegar uma maçã de uma árvore.
O diabo aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack pega um canivete em seu bolso e desenha uma cruz no tronco.
O diabo promete partir por mais dez anos.
Sem aceitar a proposta, Jack ordena que o diabo nunca mais o aborreça.
O diabo aceita e Jack o liberta da árvore.
Para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre, e em seguida tenta entrar no céu, mas sua entrada é negada.
Sem alternativa, vai para o inferno.

Chegando lá, encontra o diabo, o qual ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também não permite sua entrada, e como castigo, o diabo joga uma brasa para que Jack possa iluminar seu caminho pelo limbo. Jack põe a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando.
Devido à esse acontecimento, sua alma penada passa a ser conhecida como Jack O'Lantern (Jack da Lanterna).
Os nabos na Irlanda eram usados como "lanternas do Jack" originalmente, mas quando os imigrantes vieram para a América, eles descobriram que as abóboras eram muito mais abundantes que nabos.
Então começaram à utilizar abóboras iluminadas com uma brasa por dentro ao invés de nabos.
Por isso a tradição de se fazer caricaturas em abóboras e iluminá-las por dentro com uma vela na época de Halloween.

Segundo a lenda, quem presta atenção e consegue ver uma pequena luz fraca na noite de 31 de outubro, é porque conseguiu ver a passagem de Jack procurando uma saída do limbo em que está preso.

Sites utilizados para essa pesquisa:
http://www.alemdaimaginacao.com/Noticias/A%20Historia%20do%20Haloween.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_das_bruxas

PAPIETAGEM

Existe uma variante do papel machê que é a papietagem ou empapelamento. Ela surgiu no mesmo período que o papel machê, mas não ficou tão conhecido como a outra técnica. O nome de origem é Papier Collèe que tem a tradução de papel colado.
Enquanto o papel machê é uma massa de papel, a papietagem é uma sobreposição de várias camadas de papéis e cola. Eram assim que eram confeccionadas as famosas máscaras de Veneza.
Para se realizar essa técnica é preciso sempre de um suporte para colar as camadas de papel, ou um molde.
Nossos alunos do 6º utilizaram bexigas como suporte e papel pardo e jornais para empapelá-las. A proposta era a elaboração de vasos a partir da técnica da papietagem.  
A seguir, o passo-a-passo do processo:

ALUNOS REALIZANDO O EMPAPELAMENTO DAS BEXIGAS.



APÓS O EMPAPELAMENTO E A SECAGEM DAS BEXIGAS, PASSARAM UMA FARTA CAMADA DE MASSA CORRIDA EM SEUS VASOS.



QUANDO A MASSA CORRIDA SECOU, LIXARAM TODAS AS PEÇAS.




E ELAS FICARAM ASSIM...



A ÚLTIMA ETAPA FOI A PINTURA





FINALMENTE, OS VASOS PRONTOS!





COM A MESMA TÉCNICA, OS ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ELABORARAM BRUXAS PARA UMA FESTA DE HALLOWEEN, SÓ QUE DESTA VEZ, AS BEXIGAS ERAM BEM MAIORES!














A ARANHA E O FANTASMA FORAM PRODUZIDOS COM A MESMA TÉCNICA.