domingo, 15 de setembro de 2013

ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA


Uma das representações mais antigas do ser humano foi a imagem de suas próprias mãos, em positivo e negativo, para isso produziam um pó colorido por meio de trituração de rochas. Depois, com auxílio de um canudo, soprava esse pó sobre a mão encostada na parede, produzindo uma imagem negativa, pois a área em volta da mão ficava colorida e a parte coberta pela mão, não. Para produzir uma imagem em positivo, utilizavam as mãos lambuzadas com gordura ou água misturada a pigmentos coloridos como um carimbo nas paredes. As imagens eram surpreendentes!
Em suas pinturas, os artistas da pré-história usavam corantes naturais, feitos com minerais das rochas, ossos carbonizados, sangue dos animais caçados e vegetais. No nosso caso, os artistas do 6º Ano utilizaram na produção de seu painel coletivo materiais um pouco mais modernos: giz de cera e tinta guache.






SALA DE ARTE DA ESCOLA ERNESTO SOLON BORGES
NOSSO ESPAÇO DE CRIAÇÃO






PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE ARTE

PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE ARTE


Um dos trabalhos que mais proporcionaram bons momentos no sentido de experenciarmos vivências nas produções artísticas, sem dúvida, foram as produções de materiais como tintas naturais, guache e giz pastel. Foram momentos de barulho, sujeira, risos, descobertas e acima de tudo, muita aprendizagem.
Eis aqui o registro de alguns momentos dessas produções.

PRODUÇÃO DE PASTEL SECO:















 PRODUÇÃO DE TINTAS GUACHE








 PRODUÇÃO DE TINTAS NATURAIS (TINTA DE BETERRABA)