domingo, 3 de março de 2013

A pintura em sala de aula

A PINTURA EM SALA DE AULA

                        Ao trabalhar o tema “Arte do início do século XIX no Brasil” com os alunos do 8º Ano da minha escola um questionamento surgiu entre eles: “Os artistas ainda utilizam regras acadêmicas em seus trabalhos?”. Para responder a essa questão decidimos visitar o ateliê de uma artista plástica da localidade, a senhora Diva Adames.
Para que a visita tivesse um bom resultado, os alunos pesquisaram os principais movimentos artísticos do início do século XIX, apreciaram várias imagens de seus principais representantes e iniciaram várias discussões sobre as diferenças e semelhanças entre esses movimentos.

Pautados pela teoria, passaram para a segunda etapa do trabalho, que consistiu na elaboração de questões que serviriam para a realização de uma entrevista com a artista. Esse momento, em particular, foi muito importante, pois puderam refletir sobre postos-chave da discussão, por exemplo: predomínio da cor ou desenho, temas utilizados, influências de outros artistas na produção, visão realista ou romântica, entre outros.
No dia marcado, munidos de máquinas fotográficas, celulares e muita disposição, rumamos ao ateliê, local onde fomos muito bem recebidos e após a apreciação das obras da artista passamos à entrevista à qual, em sala de aula, serviu para uma nova discussão sobre a adequação ou não da artista às normas acadêmicas.

            Os alunos chegaram à conclusão de que a arte é atemporal, que as várias tendências observadas em vários momentos históricos podem ser revistas em outros tão distantes no tempo e que hoje, mesmo convivendo com a arte contemporânea, ainda temos artistas que  expressam seus sentimentos e emoções de uma forma mais realista, preservando o desenho, o equilíbrio, o uso harmônico da cor, como é o caso da artista que visitaram.

Também chegaram à conclusão através das observações realizadas que a artista talvez se enquadre num estilo próximo ao Romantismo, uma vez que utiliza como temática a paisagem, florais e natureza-morta, mas não de um modo extremamente realista, mas uma visão idealizada e romântica, mas que isso são somente aspectos e que a mesma apresenta influências de muitos outros artistas pertencentes a outros movimentos.


ALUNOS NO ATELIÊ

   Este trabalho rendeu, além das discussões, uma ótima produção de pinturas com a temática observada pelos alunos. A proposta foi: “Que tal realizarmos nossas próprias pinturas?”.

A partir dessa proposta, os alunos realizaram diversas pinturas utilizando os materiais disponíveis na escola, ou seja, na falta de telas e tintas à óleo, os alunos utilizaram tintas guache e de tecido, além de substituirmos a tela convencional por telas de papelão, até mesmo tintas de terra foram elaboradas para esse trabalho, demonstrando que é possível realizar trabalhos de qualidade a partir de materiais bem acessíveis.

Os alunos gostaram muito da experiência e perceberam que além do trabalho criativo do artista é necessário que ele aprenda a “ver”, pois a necessidade da observação é fundamental para a formação do artista.

 
                   TRABALHOS À BASE DE TINTAS DE TERRA


 



TINTA DE TECIDO SOBRE PALELÃO

sábado, 2 de março de 2013

Gravuras

Olá pessoas, recomendo a quem quiser saber mais sobre gravura dois vídeos disponiveis no youtube. São eles:


Trecho do documentário de Olívio Tavares de Araújo que faz um resumo histórico da gravura, com base em depoimentos de artistas que se utilizam desta técnica em suas obras. Faz parte da iniciativa do Itaú Cultural de pesquisar e divulgar os Aspectos da Cultura Brasileira.
Vídeo desenvolvido pelo projeto de pesquisa GRA, da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE contendo informações sobre gravuras e seu desenvolvimento na História da Arte.
São ótimos! :)